A Iniciativa Sábados Azuis e os ODS

Inspiração para a iniciativa Sábados Azuis
4 de junho de 2021
Precisa de apoio para melhorar a gestão turística do seu município ou região?
8 de julho de 2021
Exibir todos

A Iniciativa Sábados Azuis e os ODS

A Iniciativa Sábados Azuis é inovadora e pioneira na área do Turismo, idealizada com o apoio do Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

O objetivo principal é fornecer orientações e apoio técnico para gestores públicos que atuam nos destinos e atrativos turísticos do Brasil, por meio de mentorias de cocriação de soluções para questões objetivas e de menor complexidade, que possam ser tratadas em um curto espaço de tempo. As mentorias e todos os processos de comunicação do projeto são feitos por voluntários e ocorrem em ambiente virtual.

Destaca-se como inovação desta proposta a possibilidade de fortalecer a troca de saberes entre especialistas de mercado, universidade e lideranças que atuam com a gestão de territórios turísticos, unidos em prol de fornecer um incentivo inicial para resolver diversos desafios. Entendemos que a Iniciativa possui um círculo virtuoso com o fortalecimento da empatia, solidariedade, trabalho em equipe, busca de soluções compartilhadas para problemas comuns e a possibilidade de conexão.

Todas as mentorias terão seus resultados divulgados no website da Iniciativa, no formato de relato, procurando criar uma rede de troca de experiências e estímulo à busca de soluções compartilhadas. Também, através da iniciativa, será possível identificar desafios comuns e buscar, portanto, soluções inovadoras e rápidas para territórios turísticos, ampliando a parceria tão necessária para a construção de um ambiente mais rico, democrático e participativo na gestão de destinos.

Assim, a Iniciativa Sábados Azuis se conecta diretamente ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação e tem como objetivos específicos:

  • Fortalecer a parceria da Universidade com a gestão pública e iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável de destinos e atrativos turísticos;
  • Proporcionar aprendizado prático aos alunos de graduação, em especial aqueles que estão cursando o bacharelado em turismo, sobre aspectos relativos à gestão de destinos e atrativos turísticos;
  • Contribuir para a qualidade, criatividade e inovação nos processos de gestão de destinos e atrativos turísticos através da co-criação entre especialistas e as equipes que atuam com esta gestão localmente;
  • Proporcionar a criação de uma rede de troca de experiências entre os participantes;
  • Proporcionar indicativos de gargalos e desafios comuns da gestão de destinos que possam servir de inspiração para a criação de projetos e pesquisas de apoio futuras;
  • Estimular a solidariedade, empatia, trabalho em equipe, contribuição para soluções de problemas da sociedade e desenvolvimento de competências dos voluntários e beneficiários da Iniciativa.

Por esta conexão, fomos selecionados para receber suporte na estruturação do site e materiais de comunicação online do projeto em 2020, através do Edital 01/2020 de “FOMENTO ÀS INICIATIVAS DE CULTURA E EXTENSÃO LIGADAS AOS ODS-ONU” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Assim, foi possível ter uma estrutura mínima para iniciarmos a Iniciativa!

Quer saber mais sobre a iniciativa e vir com a gente? Acesse www.iniciativasabadosazuis.com.br!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *