No mês de abril de 2022, um dos municípios atendidos pela Iniciativa Sábados Azuis foi o de Itirapina, situado no centro leste do estado de São Paulo.
Com uma população de aproximadamente 18.300 habitantes (dados de 2020), a cidade está se abrindo para o turismo e decidiu aperfeiçoar as experiências oferecidas nos serviços turísticos disponíveis.
Nesse sentido, o turismólogo João Eduardo Santini, técnico em Turismo da Prefeitura de Itirapina, solicitou o apoio do Sábados Azuis, juntamente com mais 9 outros munícipes comprometidos com o desenvolvimento do destino, sendo alguns deles representantes do COMTUR, com presença, inclusive, de Benedita Cypriano, a fundadora do Conselho.
A equipe de atendimento foi formada pelo especialista Luís Bramante, que é qualificado em Gestão de Negócios e de Projetos, além de consultor do Programa Comércio Brasil (SEBRAE/FIA); pela monitora Mikaelly Priscila Barbosa da Silva, graduanda em Turismo na UFRN em Natal; e por Vítor Monteiro Torres, estudante de Arquitetura e Urbanismo na FAU/USP, como representante do Núcleo Gestor.
Itirapina surgiu de uma antiga povoação em terras de São João do Rio Claro, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Serra do Itaqueri, cuja capela, dedicada a essa Santa, foi construída em 1839. Contudo, somente em 1935 que, devido ao desmembramento do município de Rio Claro, foi instaurado o município de Itirapina.
A grande potencialidade turística do destino é, certamente, a natureza. Com belezas naturais como morros, vales, lagos, rios, cachoeiras e reservas florestais, o território tem seus maiores picos de visitas durante os períodos mais quentes do ano. Em especial, a Cachoeira Saltão, localizada dentro da Fazenda de Saltão com 75 metros de queda, e o Morro do Fogão são os dois atrativos naturais mais visitados.
O turismo de aventura é o principal segmento do município. Assim, são praticadas as atividades de rapel, cascading, hiking, passeios náuticos, pesca esportiva, rafting, floating, cachoeiras, tirolesa, canyoning, camping, mountain bike e motocross.
Além disso, a região também conta com o pequeno distrito de Itaqueri da Serra, carregado de muita história e encanto. A cerca de 30 km de Itirapina, o local é uma vila originária de colonizadores portugueses, por volta de 1800, que já teve o ilustre político e advogado, Ulysses Guimarães, como morador.
Logo de início, os demandantes contextualizaram a equipe a respeito de Itirapina dizendo que a cidade possui um Plano Diretor e conta com um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante, porém há a dificuldade de envolver os demais empresários e moradores nas ações do turismo.
Na primeira reunião de mentoria, os membros do COMTUR e representantes da Prefeitura – Benedita Cypriano e João Eduardo – trouxeram informações específicas sobre as principais dificuldades encontradas na gestão do turismo e a situação atual do município em relação ao marketing e a comunicação.
Por meio de um brainstorming (chuva de ideias), constatou-se que o foco principal do atendimento deveria ser sensibilizar a comunidade local sobre a importância do desenvolvimento turístico.
Como foi identificada a necessidade de comunicar melhor à comunidade sobre os atrativos turísticos existentes e sobre as ações realizadas em prol do turismo, foi solicitado pelo especialista que, no próximo encontro, os representantes de Itirapina apresentassem o perfil do público que desejariam atingir e o conteúdo da mensagem que gostariam de comunicar.
No segundo encontro, os participantes apresentaram o perfil do público a ser atingido: empresários e moradores situados na região central da cidade e nos locais por onde mais passam os turistas. Assim,definiram que o foco da comunicação deveria ser a divulgação dos atrativos turísticos e os principais serviços procurados pelos visitantes.
Para atingir o objetivo de sensibilização da comunidade, foram definidas duas estratégias:
1) Realizar um evento com a participação dos empresários do trade turístico;
2) Desenvolver uma campanha de comunicação nas redes sociais para divulgar os atrativos turísticos, não só para os viajantes, mas também para os empresários, visando uma gama maior de investimentos futuros e também para os próprios moradores, a fim de gerar uma valorização local sobre o patrimônio.
Na terceira e última mentoria, foram definidos os detalhes do plano de ação.
Com relação ao evento (estratégia 1), o especialista sugeriu que fosse feita uma apresentação da região turística para reforçar a importância do desenvolvimento do turismo regional. Foi pontuado, pelo João Eduardo, o desejo da prefeitura em realizar o evento na mesma data de lançamento do portal “Destino Inteligente”, aproveitando o momento para divulgar a ferramenta aos empresários.
Quanto à campanha de comunicação (estratégia 2), ela terá início em uma data anterior ao evento para convidar os empresários e moradores a estarem no acontecimento, além de engajá-los.
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GUIA DO TURISMO BRASIL. O seu roteiro mais completo. Disponível em: <https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SP/102/itirapina>.
IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/itirapina/historico>.
ITIRAPINA TURISMO — PORTAL DA SERRA. Prefeitura Municipal de Itirapina. Disponível em: <http://www.itirapina.sp.gov.br/p2n/index.php/turismo>.