Quando o tema da conversa é viagem, as pessoas logo começam a descrever os sonhos relacionados ao deslocamento proposital que chamamos de turismo. Nesse sentido, o que faz um destino ter esse reconhecimento especial?
Cada município tem suas especificidades, porém, existem algumas características, comuns a todas as regiões, que sempre devem ser analisadas para desenvolver o turismo local.
Acima de tudo isso, vale mencionar que a melhor estratégia para dar as boas-vindas aos turistas, desde a entrada na cidade, sem dúvidas, é desenvolver a hospitalidade pública: um “bem receber” silencioso, porém, muito efetivo em seus efeitos, pois, mesmo com pequenos gestos, o indivíduo se sente recepcionado pelo destino. E tal estratégia pode se manifestar de muitas formas.
São vários os atributos determinantes aos quais os gestores públicos devem se atentar, no entanto, listamos aqui cinco pontos significativos que fazem uma simples cidade ter potencial suficiente para atrair os mais diversos tipos de visitantes:
Placas informativas para indicar os pontos turísticos e o sentido ao qual se deve ir para chegar até eles, além das que mencionam os nomes de ruas e sinalizam as leis de trânsito vigentes são necessárias não apenas ao apresentar a circulação organizada que o destino mantém, mas também ao tornar evidente que o visitante pode se sentir à vontade para se deslocar e conhecer tudo o que o município oferece.
Outro fator primordial é a manutenção constante de ruas e calçadas. O caminho, tanto dos veículos, quanto dos transeuntes, precisa estar em perfeita ordem. Não é recomendado deixar buracos, degraus muito altos, barrancos, declives, entre outras irregularidades que atrapalhem a movimentação das pessoas. Esses ajustes evitam o desgaste no deslocamento, principalmente, de PcDs (Pessoas com Deficiência) na cidade, assim, é preciso garantir rampas e banheiros adaptados em todos os locais de visitação. A locomoção versátil também exibe a preparação da cidade para as particularidades do público que chega.
A comodidade do turista é o nosso objetivo, então, o município deve dispor de equipamentos e serviços que atendam às necessidades dos visitantes. Entre muitos itens essenciais, podemos destacar: a boa infraestrutura dos meios de hospedagem; fácil localização do comércio de alimentos e bebidas; bancos em praças públicas perto dos estabelecimentos culturais – museus, feiras, parques, igrejas – direcionados ao descanso e à apreciação da paisagem; academia ao ar livre com o intuito de entreter as pessoas que passarem pelo local e playground para distrair as crianças.
Todo destino precisa zelar pela imagem que é projetada aos turistas. Apesar das inovações tecnológicas, ainda é certo afirmar que a melhor forma de divulgação ocorre através da propaganda “boca a boca”. Para ter garantia de recomendações positivas, a cidade receptiva deve focar na satisfação dos visitantes, que deriva de uma junção de fatores, porém o segredo, nesse caso, é se atentar aos pequenos detalhes que fazem grande diferença na avaliação do todo. Distribuir aos hóspedes, logo depois da efetivação do check-in, panfletos com mapas da cidade que pontuem os principais atrativos turísticos e valorizar os atributos únicos do município são dicas para despertar boas emoções nos viajantes.
Por fim, mas não menos importante, é essencial que todos os integrantes do setor turístico tenham uma excelente comunicabilidade entre si e com a sociedade exterior. Toda e qualquer mudança na cidade e nos lugares de visitação precisa ser anunciada às equipes envolvidas nos processos necessários, à prefeitura e aos habitantes. Assim, ninguém ficará surpreso ao saber da notícia nas mídias sociais e as pessoas conseguirão discernir facilmente a informação verdadeira da falsa, além disso, também poderão contribuir com soluções criativas para as reformas pelas quais o destino está passando.
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Essas cinco características são decisivas no momento de interação dos viajantes com o destino e são construídas pela junção dos profissionais de turismo, que têm a função de orientar as adequações; com a prefeitura, pelas políticas públicas; e a comunidade receptora, conservando o estado dos equipamentos turísticos e sendo gentil com os visitantes, por exemplo.
Se você é uma autoridade em turismo municipal, verifique essas qualidades no seu território e as potencialize o quanto antes!
E, se você é um(a) curioso(a) sobre o assunto, esperamos que tenha gostado do conteúdo! Logo mais, traremos outros posts relacionados a isso.
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CHAGAS, Márcio Marreiro das. Análise da relação causal entre imagem de destinos, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal. MS thesis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.
GRINOVER, Lucio. A hospitalidade urbana: acessibilidade, legibilidade e identidade. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano III, n. 2, p. 29-50, 2. sem. 2006.
1 Comment
Texto maravilhoso e esclarecedor, pois as informações sāo vitais para uma viagem turística de sucesso.
Parabéns pelo texto.