InspirAÇÃO: O EVENTO DE ENCERRAMENTO DO ANO DE 2021 DA INICIATIVA SÁBADOS AZUIS

E VIVA O DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO!
6 de dezembro de 2021
Exibir todos

InspirAÇÃO: O EVENTO DE ENCERRAMENTO DO ANO DE 2021 DA INICIATIVA SÁBADOS AZUIS

Às 18h00 do dia 14 de dezembro, cerca de 30 pessoas se reuniram em um encontro virtual, por meio do Google Meet, para comemorar as conquistas do Sábados ao longo de 2021. Além de ser um momento de agradecimento, compartilhamos os resultados do projeto com os participantes dos atendimentos de 2021 e com aqueles que vão vir com a gente em 2022.

Primeiramente, a Prof.ª Dr.ª Karina Solha, coordenadora do CETES (Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social), fez a abertura do evento destacando que, muitas das vezes, esquecemos de celebrar a vida e sentimos que estamos sozinhos na jornada. Nesse sentido, essa reunião tinha como objetivo diminuir um pouco o ritmo acelerado que todos estão acostumados a viver diariamente e refletir, com muita gratidão, sobre o que temos feito e quem tem nos acompanhado até aqui. Afinal, “para trabalhar com turismo, temos que ter paixão”, disse ela baseando-se nos comentários de outros participantes.

Em seguida, Luciana Sagi, idealizadora e líder da Iniciativa, exaltou a importância de o projeto focar na inteligência emocional, pois o Sábados é conexão entre pessoas, é aprender e crescer com as experiências de todos e, para isso ser possível, é preciso criar um ambiente agradável em que as emoções têm a liberdade de se manifestar, cada uma a sua maneira. Depois, foi apresentado o site, o blog, o perfil no Instagram e as premiações do Sábados Azuis.

A partir disso, a bolsista em Operação e Gestão, Katia Rodrigues dos Anjos, explicou como funcionaria a dinâmica do InspirAÇÃO e liberou o link de acesso à plataforma Padlet, onde os convidados poderiam, através de cards em um grande mural, inserir o nome, colocar a cidade onde estavam e contar o que os inspiram no turismo.

Enquanto esse espaço de interação era construído com as contribuições de todos, os integrantes do Núcleo Gestor, os monitores, os especialistas e os municípios atendidos foram estimulados a falar como foi a experiência de se juntar à Iniciativa. O mais interessante foi que os relatos estavam cheios de realizações e agradecimentos.

O destino de Charqueada (SP) destacou que, com as mentorias, as autoridades no setor de turismo perceberam que a grande dificuldade não se resumia à invasão dos jacarés no lago do parque principal da cidade, mas sim na administração da esfera pública no tratamento daquele espaço como atrativo turístico. Assim, um planejamento mais objetivo e dividido em várias etapas começou a ser desenvolvido.

Natuba (PB) enalteceu a criação da Associação de Turismo Rural, que foi uma alegria para o município. A equipe se mostrou admirada pela força que a academia ofereceu através de ensinamentos sobre conceitos ligados ao turismo regenerativo e aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). No mais, a voluntária-monitora do atendimento ainda comentou a tão sonhada vaga de estágio que conseguiu, principalmente, por essa experiência no Sábados mencionada no currículo. 

Já a cidade de São Sebastião (SP) declarou a enorme satisfação em ter organizado, juntamente com a equipe da Iniciativa, um Plano de Ação de Turismo para orientar a gestão na APA (Área de Proteção Ambiental) Baleia Sahy e manter controlado o turismo predatório. Uma das voluntárias-monitoras disse uma frase que é unânime em todos os atendimentos: “a resposta estava ali”, o que faltava era investigar os porquês e ampliar o campo de visão sobre a problemática. 

Buscando compreender as vocações e as demandas locais para a estruturação do destino, Florânia (RN) pretende criar uma Secretaria de Turismo no próximo ano, e esse reconhecimento como território turístico foi muito encorajado pelos cases de sucesso da Europa trazidos pela voluntária-especialista que promoveu o atendimento diretamente de outro continente. Os que participaram das mentorias não se limitaram a falar o quanto o pessoal floraniense se manteve engajado durante esse período.

Desse modo, unindo muitos outros comentários, a sessão de perguntas (a maioria muito entusiasmada com os passos que a Iniciativa dará a seguir) e a leitura dos depoimentos compartilhados no mural online, podemos concluir que o evento foi 1 hora e 22 minutos de pura inspiração, de fato! Em suma, o que inspira o Sábados é o próprio turismo; a questão do fenômeno se apropriar de tantas áreas do conhecimento, aceitar todos os tipos de pessoas e sensibilizar os corações move o projeto a ir mais longe!

Agradecemos imensamente a presença de todos que puderam comparecer a esse encontro de celebração virtual! Estamos muito felizes com os efeitos positivos resultantes desse movimento de mudança que promovemos neste ano.

Esperamos que você, caro leitor, tenha gostado de acompanhar nosso trabalho por aqui e pelas redes sociais, tanto quanto nós adoramos compartilhar as informações importantes e os episódios que ocorreram. Não se esqueça de deixar nos comentários o que te inspira no turismo.

Nosso muito obrigado a todos! Boas festas! E que venham mais aventuras incríveis no ano de 2022!

1 Comment

  1. Lazaro Oliveira disse:

    Grande evento. Belo texto. Tudo foi maravilhoso.
    Parabéns a todos que participaram para tornar o encontro magnífico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *