NAZARÉ (BA), NOSSO SEGUNDO DESAFIO GERANDO RESULTADOS TRANSFORMADORES

BROTAS (SP), O PRIMEIRO MUNICÍPIO A SER ATENDIDO PELO SÁBADOS, AINDA EM 2020
8 de novembro de 2021
INICIATIVA SÁBADOS AZUIS RECEBE MENÇÃO HONROSA NO DESAFIO TURISTECH BRASIL
29 de novembro de 2021
Exibir todos

NAZARÉ (BA), NOSSO SEGUNDO DESAFIO GERANDO RESULTADOS TRANSFORMADORES

Nazaré

No segundo atendimento piloto realizado pela equipe de voluntários do Sábados, já no início de 2021, trabalhamos com o município de Nazaré, localizado no centro sul do Recôncavo Baiano. O contato foi feito com Denilson Bispo dos Santos, secretário de Cultura e Turismo do município, e com a turismóloga Andréa Cristina Santos de Souza.

A equipe foi constituída pelo especialista João Mauro Carrillo, que é guia, consultor e facilitador de atividades em turismo e meio ambiente, e as monitoras Amanda Kitagawa Martins e Suellen Cristina Santos Carlos, graduada e graduanda no curso de bacharelado em Turismo da ECA/USP respectivamente.

NAZARÉ E O TURISMO

Por estar situada às margens do Rio Jaguaripe, o solo da região é muito fértil e possui fácil acesso a barcos, dois motivos excelentes para que seu povoamento ocorresse logo no início da colonização portuguesa. Nesse período, a região já tinha um dos primeiros grandes engenhos de açúcar da Bahia em plena atividade. 

Mais tarde, foi construída a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) por sua importância cultural, a qual deu origem à cidade que cresceu ao seu redor.

Assim, a região se especializou na produção de cana de açúcar e mandioca, sendo que a fama da cidade como “Nazaré das farinhas” deriva do processo, realizado artesanalmente no município, de transformação da mandioca de copioba em uma farinha muito fina e saborosa. 

Vale lembrar também que Nazaré protagoniza a tradicional Feira dos Caxixis, que acontece no centro da cidade anualmente. No evento, mais de 300 barracas são montadas para oferecer a baianos e turistas uma mostra da cultura da Bahia, com destaque para o artesanato típico, principalmente peças esculpidas em barro.

Os pontos turísticos de destaque são o Cine Teatro Rio Branco, o mais antigo em funcionamento no país; o Monumento Jesus de Nazaré, fixado no morro da Fazenda Mercantil, de onde se tem uma vista privilegiada do local; a antiga estação ferroviária, que é um centro cultural atualmente; e a Cachoeira do Roncador, para quem busca uma opção de passeio ecológico.

DESAFIO ENCONTRADO

O desafio apresentado por Nazaré foi a baixa participação de atores envolvidos, em especial empresários e comerciantes locais, nas tomadas de decisão em reuniões do Conselho Municipal de Turismo e nas iniciativas apresentadas pela prefeitura em prol do turismo local. 

Ações de capacitação de temáticas diversas ligadas ao turismo foram oferecidas localmente, mas a ausência da participação de agentes necessários para desempenhar atividades no município gerou alguns questionamentos ao solicitante: O que está acontecendo? Como podemos melhorar esse engajamento? 

Além disso, a Secretaria de Turismo atribuía como um ponto negativo o fato da cidade de Nazaré não ser considerada um destino final das viagens realizadas pela região e, portanto, não ser vista como um local turístico com potencial de se beneficiar desse fenômeno.   

AMPLIANDO O OLHAR E OS HORIZONTES

Ao longo do atendimento, a equipe de voluntários percebeu que a solução poderia estar em como o turismo vinha sendo compreendido localmente. 

Desse modo, as primeiras reflexões foram sobre as metas que a cidade pretendia alcançar, enquanto destino turístico. Notou-se que a Secretaria de Turismo estava realizando comparações com territórios vizinhos que eram muito diferentes de Nazaré, o que acabava por ocultar a visão da potencialidade turística efetiva do município. Portanto, foi entendido que esse era um importante ponto de partida, já que a observação analítica dos elementos que regem o turismo tem um peso relevante no engajamento de atores legais.

As mentorias resultaram em tarefas que consistiam em buscar um olhar mais apurado sobre os os atributos ambientais, culturais e sociais de Nazaré e mapear os atores e empresários do trade que poderiam ser parceiros da Secretaria de Turismo neste trabalho.

A partir desta análise, o secretário percebeu, então, que muitas atividades para desenvolvimento do turismo na cidade já eram desempenhadas pela equipe da Secretaria. E, ainda, vislumbrou várias outras qualidades singulares que revelavam a potencialidade do município e possíveis ações de rápida implantação, como foi o caso da instalação de placas de sinalização dos pontos turísticos, que ocorreu ainda durante o atendimento.

Outro apontamento importante revelado nas mentorias foi a constatação de que o turismo alcança diferentes segmentos econômicos e, por isso, todas as pastas da prefeitura precisam interagir entre si. Mesmo com a rápida estadia do visitante, é possível mensurar uma movimentação na economia local.

Aliás, o engajamento foi tão positivo que o Sebrae acabou criando um escritório no município para atender as demandas do trade turístico e capacitar ainda mais os atores que recepcionam os turistas, aliado à ideia de fazer roteiros especiais pela região.

Por fim, Nazaré solucionou os pontos elencados apenas invertendo o questionamento. E, o que parecia inatividade e apatia, revelou-se a grande força do município, ou seja, bastou mudar a pergunta para obter um novo resultado.

RESULTADOS TRANSFORMADORES

O atendimento:

– enalteceu o município e suas atividades; 

– despertou a fé no próprio potencial profissional dos envolvidos; 

– demonstrou os benefícios econômicos do fluxo de visitantes, mesmo que esses fiquem poucas horas no local;

– trouxe formas de resgate da cultura e valorização da identidade local, de diversas maneiras, inclusive por meio de ações realizadas em conjunto com a Secretaria da Educação; 

– mostrou que todo o esforço empenhado tem retorno e que, mesmo com a impressão de estar isolado, já havia conexões e forças propulsoras para auxiliar no trabalho;

– revelou que ampliar o olhar para os desafios gera resultados transformadores.

1 Comment

  1. Lazaro Oliveira disse:

    Foi bom conhecer essa cidade através deste belo post. Quando eu puder gostaria muito de visitar essa cidade que tem um nome bíblico.
    Parabéns pelo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *